21 fevereiro, 2017

0

O que é um Visual Merchandesing e como seu trabalho funciona?

Oi gente, tudo bem? 👑

Hoje vou contar pra vocês um pouco sobre o profissional Visual Merchandesing, porque foi minha primeira experiência de trabalho e vou fazer um vídeo contando sobre a minha experiência, então pra todo mundo já estar craque no assunto, tem esse post bem lindo, aaaah, e pra inspirar a escolher sua profissão 😍

O Visual Merchandesing é muito importante, afinal ele trabalha com a primeira impressão da loja, e é quem direciona o andamento de cada sessão e como o cliente vai se identificar através de suas criações. Quando você entra em uma loja, a primeira coisa que se nota é a aparência do lugar, ela ter que ser agradável e organizada, transmitindo conforto para a sua compra, e esse profissional é responsável por isso.



"O visual merchandising, ou VM, compreende toda a apresentação da loja para convencer o consumidor a comprar determinado produto. Ele é especialmente essencial para a moda, já que o produto de moda precisa ter um significado específico e a experiência de compra ajuda a construir esse significado." (FONTE)

É um tanto quanto cansativo exercer essa profissão, precisa de muita disposição porque se corre por todo o lado, montando toda a estrutura da loja, subir em escadas, trocar manequins, trocar esquema das paredes, organizar e reorganizar armários, carregar equipamentos ~ que geralmente são pesados ~, além de ter conhecimento sobre marketing, comunicação visual e principalmente conhecer o comportamento do público alvo.



Cada loja possui seu esquema de trabalhar, o mais comum é a troca das sessões de acordo com a chegada de produtos novos para a loja, sempre que recebido uma demanda de produtos, é hora do VM entrar em ação e planejar toda a mudança, destacando as novidades para que o cliente se interesse e traga harmonia para a loja em um todo.

"As cadeias de lojas têm praticas muito sistematizadas a fim de manter a unidade visual da rede. Assim, o visual merchandiser de loja tende a executar os planos estabelecidos pela supervisão e coordenação de área, zelando pela organização, abastecimento, cumprimento do layout de loja pré-estabelecido, introdução e retirada de materiais promocionais, remanejamento de produtos conforme a demanda e ofertas pontuais e, principalmente, a coordenação de peças em manequins e expositores murais." (FONTE)

"Os cargos de gestão do visual merchandising são mais administrativos, porém não só teóricos. Os departamentos responsáveis devem pensar em toda Política de Visual Merchandising da marca, desde a escolha de combinação de cores, temas, design de mobiliário, revestimentos, música ambiente ou o tipo e quantidade de manequins dispostos na loja." (FONTE)

Então esse é o trabalho do Visual Merchandesing, eu participei um pouco disso no meu último emprego e curti bastante, nunca tinha pensado em seguir essa profissão mas agora se surgir uma oportunidade, estou aqui disposta a tentar!



Se tiver alguma dúvida deixem nos comentários, e aguardem meu vídeo contando sobre minha experiência de trabalho, passei algumas situações e vou compartilhar aqui, logo... aguardem!

Espero que tenham gostado, beijos e até o próximo post 😘

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© blog FQUEEN - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: MUNDO PINK DESIGN.
imagem-logo