20 fevereiro, 2017

0

Como foi meu curso de Design de Moda

Oi gente, tudo bem? 👑

Hoje vou contar um pouquinho pra vocês de como foi o meu curso de Design de Moda, algumas matérias, como eram as provas, os professores, os alunos, o que eu achava antes e depois de me formar e tem muita história, isso posso garantir!


Sobre meus sentimentos:

Primeiramente eu entrei nesse curso sem saber realmente o que era, o que eu sabia era que eu queria fazer moda, e desde criancinha eu dizia que queria ser estilista, era uma coisa natural e espontânea, nunca passou pela minha cabeça na vida inteira ser outro profissional ou ter outras opções... eu queria fazer moda porque queria ser estilista e ponto.

Digamos que, esse sonho ainda existe no fundinho do meu coração, mas não é algo que quero para me solidificar no mundo do mercado de trabalho, porém sei que quando eu estiver estabilizada, o que com certeza vai demorar um tempo e ter muita luta ainda, vou montar meu ateliê e fazer meus desenhos exclusivos.

Eu acredito que realmente era pra eu fazer esse curso, estar onde estive, passar pelo que eu passei, porque Deus me confirmou isso e agora tudo faz sentido, sabia?! Eu fiz Enem em novembro de 2012, me inscrevi no Sisu em Design de Moda em Apucarana, e cara... eu esperei, esperei, e esperei... pedia a cada dia para que eu conseguisse e a cada lista de chamada sem meu nome era uma tristeza, mas aquela esperança não saía do meu coração nunca! Eu sabia que ia ser chamada em algum momento, foi quando em agosto de 2013 abriu a inscrição novamente para o Sisu do segundo semestre, e eu fui esperando pelo meu nomezinho, até que NA ÚLTIMA CHAMADA eu fui selecionada e MANOOOOO, eu fiquei tão feliz! Antes tive uma missão pra cumprir, e Deus me deu essa oportunidade que tanto queria, realizei minha missão e fui aprovada, FOI LOUCO.

Fui fazer a matrícula, depois de duas semanas mudei pra lá e eu me vi: confusa, perdida, com medo, insegura e extremamente feliz, tudo isso junto. Na primeira semana eu pensei se realmente era ali pra eu estar, todos eram diferente de mim e muito mais preparado, cada rosto me assustava, todo mundo muito arrumado, muita gente na minha sala, no primeiro dia de aula foi tenso, intenso e assustador. Me senti um ninguém, na moral.

Lembro da primeira pessoa que conheci e conversei, Regina Zinatto! Só tenho a agradecer, de verdade!

Os dias foram passando, eu não me identificava com ninguém, mas tinha os colegas, então ia levando... nos primeiros dias de aula o curso foi muito surpreendente, porque comecei a perceber que o mundo era um pouco maior do que eu imaginava, e não estou nem brincando. Tanta oportunidade, tanta gente legal e diferente, os professores eram um mais foda que o outro e caraca, eu ali tão pequena com cara de criança, eu era uma criança, e de repente tudo mudou.

Eu sempre penso que a faculdade me fez aprender mais sobre a vida do que sobre moda, e isso é real, porque saí de casa e me virei, mesmo longe e sozinha. Cresci, amadureci e vi que eu não sabia era de nada mas que estava disposta a aprender tudo de coração e mente abertos.


Como eram as matérias, avaliações e professores:

Era tudo tão diferente do que eu imaginava, os professores são doidinhos e as matérias mais ainda, e isso que é bom, né? Tem as aulas práticas e teóricas, em Design de Moda a maioria é aula prática, as matérias todas envolvem uma aula prática e isso pode ser bom ou ruim, depende do que você prefere, eu preferia as teóricas porque era as que eu tinha na escola então tinha mais facilidade, além de que, nunca tinha costurado uma roupa, feito uma modelagem tridimensional, uma sublimação, um desenho técnico e toooodas as coisas maravilhosas que aprendemos com o Design e a Moda. 

Demorei pra pegar o ritmo das provas, mas depois do segundo período já fui sacando como era cada professor e é muito bom quando você descobre como é o jeito de cada um... tem uns que entendem o lado dos alunos e outros que não querem saber e tacam aquelas provas mais fodidas mesmo, SOCORRO, chorei alguma vezes, maaaaas passei e fiquei de exame uma única vez, aaaaah que belezinha que sou!

Cada professor tem sua maneira de avaliar, como eu disse, uns são mais flexíveis e outros não sedem por nada! JÁ VAI TE PREPARANDO... 

O bom da faculdade é que estamos entre adultos, por mais que isso seja chato, então somos levados a sério, e isso é MUITO FODA! Você pode questionar sua nota sem problemas, conversar com o professor em horários fora de aula e em Apucarana eles me trataram de igual para igual sempre, isso eu valorizava.


Como são os alunos de Design de Moda:

EU SÓ TENHO A DIZER QUE: SÃO DOIDOS, ESTILOSOS, INTELIGENTES, DOIDOS, TEM PERSONALIDADE, ESFORÇADOS, INCRÍVEIS, DOIDOS, CRIATIVOS, SURPREENDENTES, JÁ FALEI DOIDOS? Enfim, são as melhores pessoas do mundo!


Pra resumir:

Design de Moda não é um curso fácil, exige muito foco, muita capacidade e se desenvolver, precisa de diálogo com toda pessoa que encontra na sua frente, precisa trocar experiência, fazer amigos, estudar, estudar, estudar, se garantir, ter confiança em si próprio e acreditar em si mesmo. Precisa ter paciência e o glamour só existe depois de muita batalha, daquelas que você da o sangue, o sono, o dinheiro, a saúde, o pensamento, e tudo que adquiriu ao longo da vida, porque acredito que moda é isso: DOAÇÃO DE VIDA

E vale a pena, eu cresci de uma maneira que não imaginava que conseguiria, foi e está sendo incrível! Só um PS: sua vida vai ser resumida em xerox, coxinha no RU e circular lotada, mas digo mais uma vez: VAI VALER A PENA, quando você ver sua criação na passarela seu olho vai encher de lágrima, eu tenho cer-te-za!

Se junte a nós Designers de Moda e seja feliz pelo resto da vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© blog FQUEEN - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: MUNDO PINK DESIGN.
imagem-logo